O número de casos de Covid-19 em Vila Verde aumentou para 62, confirmou o autarca em declarações à RTP. “É com muita preocupação que assistimos a esta situação”, indicou António Vilela, antecipando que o número de infectados deve, nas próximas horas, aumentar.
Segundo o autarca, as autoridades de saúde estão a contactar todas as pessoas que estiveram em contacto com todos os casos já confirmados. “Há uma realização de testes muito intensa”, afirmou, referindo-se a “muitas centenas” de testes já feitos.
O surto em Vila Verde teve origem num funcionário de um restaurante, havendo já casos identificados numa creche/ATL, conforme o PressMinho/O Vilaverdense noticiou. Dos 62 infectados, três são crianças. Há uma pessoa internada “que está evoluir favoravelmente”.
“As cadeias de transmissão estão mais ou menos identificadas” e “à medida que o tempo passa vão sendo ‘fechadas as portas’” para controlar a transmissão, sublinhou.
O autarca pediu aos cidadãos que se protejam e que cumpram as regras de segurança. “Temos necessidade de dizer às pessoas que se reservem, que façam uma pequena quarentena e que ao primeiro sinal que contactem as autoridades de saúde”, apelou.
O autarca referiu ainda que passar a encerrar os restaurantes e estabelecimentos comerciais mais cedo é uma hipótese em cima da mesa, embora as autoridades tenham optado por não tomar, para já essa, essa medida.
António Vilela adiantou ainda que não há qualquer infectado com covid-19 ou suspeitos de infecção em lares.