Nuno Costa é o vencedor do XII Concurso Municipal de Braga, foi esta sexta-feira anunciado pela organização, a Câmara de Braga e o Museu de Imagem. Pedro Emanuel Sardo Alvim e Marcelo Gonçalves Marques receberam menções honrosas. Decidiu ainda o júri seleccionar fotos de todos os trabalhos a concurso para integrarem uma exposição pública alusiva ao mesmo que irá ser inaugurada no espaço museológico da Fonte do Ídolo em data a anunciar brevemente.
O júri entendeu também deixar registado um voto de reconhecimento e louvor à participação no concurso de utentes do Centro D. João Novais e Sousa, instituição que acolhe e apoia pessoas com deficiência mental e cuja participação vem conferindo a esta iniciativa uma verdadeira dimensão social, genuinamente inclusiva, na medida em que proporciona uma experiência sócio-cultural em paralelo e harmonia com os demais cidadãos.
A presente edição teve como novidade o facto de as fotografias a realizar pelos concorrentes terem sido reveladas a preto e branco e não a cores, como habitualmente. Esta opção técnica e artística, conjugada com o tema escolhido para esta edição do concurso, tiveram como objectivo despertar o interesse e a sensibilidade dos concorrentes, em particular, e dos munícipes e cidadãos em geral relativamente ao centro histórico nas suas múltiplas dimensões e esferas de interesse.
Neste enquadramento cada concorrente deixou-se inspirar pelas mais de 110 ruas, largos, campos, praças e avenidas, que compõem o centro histórico bracarense, bem como pelos mais de 2500 edifícios que o integram, de entre os quais se destacam mais de 40 imóveis classificados como ‘Bens Culturais’.
FG (CP1200)