O professor catedrático Nuno Sousa tomou posse esta sexta-feira como presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMed). Para o triénio 2017/2020, Nuno Sousa terá como vice-presidentes os professores Jorge Pedrosa, Joana Palha e Pedro Morgado.
Nuno Sousa nasceu e vive no Porto há 48 anos. Fez a licenciatura em Medicina e o doutoramento em Neurociências pela Universidade do Porto. É professor catedrático da UMinho desde 2009, onde é diretor do curso de Medicina, vice-presidente do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, diretor do Centro Clínico Académico (uma parceria com o Hospital de Braga) e coordenador de vários projetos científicos.
Presidiu à Sociedade Portuguesa de Neurociências, coordenou o Conselho das Escolas Médicas Portuguesas, é membro de várias comissões de saúde e de investigação em todo o mundo, é editor-chefe da revista Frontiers in Behavioral Neuroscience e publicou mais de 400 artigos em revistas internacionais, como a prestigiada Science.
O médico e cientista já recebeu várias distinções, como o Prémio Janssen Neurociências e a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde.
A Escola de Medicina, que até outubro passado se designava Escola de Ciências da Saúde, é das mais recentes da UMinho e uma referência na área. Ao longo dos seus 16 anos destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação através do laboratório associado ICVS/3B’s, avaliado com ‘Excelente’ e tendo vários projetos com fundos europeus; o impacto do Centro Clínico Académico, que realiza um terço dos ensaios clínicos em Portugal; a criação do Biotério; o certificado mundial Aspire pelo ensino de excelência e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica.
Luís Moreira (CP 8078)