Notícia é da NBC News que cita fontes oficiais dos serviços secretos norte-americanos. Moscovo responde que foram adoptadas as precauções necessárias contra a “agressividade” dos EUA.
O ainda presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terá ordenado um ataque informático à Rússia como resposta às alegadas interferências do Kremlin no processo eleitoral norte-americano.
A notícia é avançada pela NBC News que cita fontes oficiais dos serviços secretos dos EUA, designadamente da própria CIA. O plano estará numa fase adiantada, contando com centenas de operacionais e um orçamento de centenas de milhões de dólares. A cadeia de televisão refere que a ideia é enviar uma mensagem a Moscovo e embaraçar a liderança de Vladimir Putin além de garantir que os piratas cibernéticos de Moscovo não irão interferir com as eleições presidenciais do próximo dia 8 de Novembro.
A NBC News cita ex-agentes dos serviços secretos a referirem que a CIA recolheu documentação capaz de demonstrar as tácticas de Putin, depois de ontem, numa entrevista ao programa ‘Meet the Press’ o próprio vice-presidente norte-americano, Joe Biden, ter afirmado que estava a ser “enviada uma mensagem” para o líder russo.
Entretanto, a reacção dos russos chegou através de Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, sob a forma de crítica a Biden e com a garantia de que foram adoptadas as devidas cautelas para enfrentar a crescente “imprevisibilidade e agressividade dos Estados Unidos”.
Citado pela agência Ria Novosti, Peskov alertou: “As ameaças directas contra Moscovo e a liderança do nosso estado não têm precedentes, uma vez que são expressas ao nível do vice-presidente dos Estados Unidos.”
Fonte: Jornal Económico