As obras de urbanização decorrentes da construção de uma superfície comercial na rua Filipa Borges e rua do Queimado em V.F.S. Martinho, União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescaínha (São Martinho e São Pedro), em Barcelos, arrancam já na segunda-feira.
A execução das obras de urbanização implica o corte do trânsito na Rua do Queimado, entre as 8 e as 18 horas.
A obra, que numa primeira fase será executada na rua do Queimado, consiste na remodelação e execução de novas infra-estruturas urbanas, designadamente a requalificação da plataforma rodoviária daquela artéria e a construção de uma rotunda na interseção com a Rua Filipa Borges.
A complexidade da intervenção urbanística e dos meios necessários para o efeito, afirma a autarquia barcelense, obriga ao corte do trânsito em algumas vias, como é o caso da rua do Queimado, não sendo permitido o acesso ou a permanência de viaturas na zona de obras.
O desvio, devidamente sinalizado no local, é feito através do Parque Industrial do Aldão, nomeadamente pela rua do Arranjinho, rua da Igreja e rua Filipa Borges. A circulação pedonal é feita na zona de trabalhos, com um percurso delimitado e sinalizado.
Numa fase mais avançada a intervenção passa também para a rua Filipa Borges. Nesse período o corte de trânsito incide entre a rotunda que liga as avenidas Nossa Senhora da Franqueira e São José e ainda o entroncamento que liga a rua do Queimado à rua Filipa Borges.
Nesta fase o desvio de trânsito é feito pela avenida Nossa Senhora da Franqueira e pela rua Dr. Sebastião de Bastos sendo que o acesso pedonal mantem-se na rua Filipa Borges com um acesso delimitado e sinalizado.
O acesso às residências só é permitido entre as 18 e as 8 horas do dia seguinte, sempre com limitações, sendo que os moradores deverão retirar as viaturas das garagens e lugares públicos antes das 8 horas, avisa a autarquia.