Está confirmado que Barcelos é o palco escolhido para acolher, entre 12 a 14 de Abril, a VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico de 2024. A decisão saiu esta quinta-feira da reunião da Comissão Executiva desta organização que reúne municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
Em comunicado, a Câmara de Barcelos adianta esta sexta-feira que A Comissão Executiva do Eixo Atlântico justificou pelo facto de o município barcelense ter “uma oferta formativa musical de referência de que são exemplos a Banda Musical de Oliveira, o Conservatório de Música de Barcelos, a Academia de Música de Viatodos e as Guitarras Manhente”.
Ao acolher este evento, que reúne alunos dos conservatórios e escolas de música das cidades do Eixo Atlântico, Barcelos “pretende consolidar uma programação cultural diversificada, potenciando os objectivos da Mostra Musical para a identidade cultural do seu território, bem como dar visibilidade ao cluster musical da eurorregião no contexto das Cidades Criativas da Música, da rede UNESCO”.
Citada no comunicado, Elisa Braga, vereadora da Cultura e Turismo, sublinha que a cidade “tem muitos clusters ligados à música, com grupos bastante heterogéneos, todos eles afirmando a identidade marcadamente musical do concelho”.
“A música está sempre presente e é muito representativa da nossa cultura e da nossa criatividade, razão pela qual o município pretende que esta Mostra destaque a ligação dessa trilogia”, frisou.
A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que, pelo seu valor e interesse, possam contribuir para a difusão do gosto pela Música da Galiza e Norte de Portugal, privilegiando a inovação, a qualidade, a interacção e a renovação do panorama musical do Eixo Atlântico.
O evento reúne em cada edição cerca de 300 alunos de escolas e conservatórios de música das cidades do Eixo Atlântico.