O anfiteatro da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Braga, acolhe este sábado, a partir das 10h30, as ‘Olimpíadas de Química Mais’.
Fonte da Reitoria adiantou que se trata de um concurso com 54 alunos de escolas secundárias da região, divididos por 18 equipas, que vão realizar uma prova teórica com questões associadas a imagens, filmes e animações projetadas e, depois, uma prova de laboratório com questões baseadas na observação de montagens experimentais.
Os vencedores, anunciados pelas 17 horas, terão a possibilidade de se qualificar para as Olimpíadas Ibero-americanas de Química, a decorrerem em setembro no Perú, e para a 50ª Olimpíada Internacional de Química, marcada para julho de 2018 na República Checa e Eslováquia.
O programa na UMinho inclui ainda uma visita ao campus de Gualtar, a atividade “Determinação da acidez total em sumo de maçã e limão”, a apresentação “Chemistry World – ligação química” e a palestra “Produtos naturais: fármacos do passado, fármacos do futuro”.
A iniciativa é organizada pelo Departamento de Química da Escola de Ciências da UMinho e pela Sociedade Portuguesa de Química. Pretende dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas secundárias, cativar o interesse dos alunos do 10.º e 11.º anos por esta ciência, despertar vocações para carreiras científico-tecnológicas e, ainda, aproximar as escolas secundárias e as universidades.
Luís Moreira (CP 8078)