“Objectivo cumprido e mesmo superado”. A primeira Corrida/Caminhada solidária da Vila de Prado, organizada pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, “superou as expectativas” e mostrou uma verdadeira “onda solidária” da população para as causas sociais. Ao todo estavam inscritas 760 pessoas, 290 na corrida (10km) e as restantes na caminhada (5km).
As inscrições renderam perto de 5 mil euros que reverteram para o Centro Comunitário da Vila de Prado. Sameiro Araújo, madrinha da corrida, Patrício Araújo e Júlia Fernandes, vereadores do Município de Vila Verde, juntaram-se à população, de várias regiões, e percorreram os cinco quilómetros da caminhada.
Nuno Carneiro, de Santo Tirso e Marlene Lopes, também de Santo Tirso, mas a residir em Prado, foram os vencedores da corrida. No final a opinião entre os participantes era unânime: «boa organização e belo percurso». O único senão foi mesmo a lama.
O evento teve o apoio oficial de várias entidades públicas e privadas, nomeadamente da Proworld, Junta de Freguesia da Vila de Prado, Câmara Municipal Vila Verde, Inatel de Braga, Clube Náutico de Prado, RUNNING 7, Doce Via, Tintas Mota, Viana & Dias e do Pingo Doce.
Recorde-se que a iniciativa teve como objectivo angariar verbas que permitam dar continuidade ao trabalho social que tem sido realizado através do Centro Comunitário da Vila de Prado. Esta resposta social inclui as seguintes actividades: educação e animação sociocultural dirigida a crianças e jovens em idade escolar; animação comunitária dirigida à população activa; atendimento/acompanhamento social de indivíduos e famílias em situação de carência económica, de risco, de dependência, de exclusão e/ou de vulnerabilidade social.
Classificações
Masculino
Nuno Carneiro, Santo Tiros (37, 52)
José Teixeira, V. N. Famalicão (38, 27)
Artur Soares, Merelim S. Paio (39, 01)
Feminino
Marlene Lopes, S. Tirso mas vivo em prado 39, 59
Joana Fernandes, Amares (41,44)
Sara Costa (45,18)
Todos os pormenores da 1.ª corrida solidária da Vila de Prado na edição de Abril do Jornal O Vilaverdense.