Braga é anfitriã até ao próximo sábado do 1.º Encontro Ibérico de Rádios Universitárias. Organizada pela Rádio Universitário do Minho (RUM), a iniciativa junta mais de meia centena de estudantes e profissionais da rádio.
O encontro, que integra a programação da Capital Ibero-Americana da Juventude (CIAJ) Braga’16, reúne 15 estudantes de Espanha e outros tantos de Portugal, que recebem formação em rádio, uma actividade financiada pela Agência Erasmus + de Portugal e do país vizinho.
Daniel Silva, director de Informação da RUM, explica que a ideia “é ter estudantes de Portugal e Espanha a trabalhar em rádio, a partilhar experiências, a perceber o que é que funciona em cada um dos dois países”. Uma vez que “as experiências são muitas e muito diferentes”, a RUM, adianta Daniel Silva, convidou também “professores e formadores, sejam profissionais ou docentes de Portugal e Espanha”.
Dos formadores convidados, destacam-se Marcelo Kischinhevsky (professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Carmen Ponce López (professora de Jornalismo Radiofónico na Universidade de Elche), Mésicles Helin (TSF) e Pedro Portela (Universidade do Minho), para além de Maria João Cunha e Marília Freitas (Rádio Renascença).
Os temas incluem o debate de temáticas que vão desde a componente jornalística em rádio até à presença das mesmas no contexto online e exploração de formatos multimédia. A abordagem dos temas tem como base o pensamento colectivo sobre da dinâmica europeia, consciencializando-se os jovens para o papel que as rádios podem ter como veículo difusor de boas práticas no contexto Europa.
O encontro tem como convidados de honra, o presidente da Associação Espanhola de Rádios Universitárias, Daniel Martín e Aldo Rotman, presidente da Rede de Rádios Universitárias de Latino América e Caribe. No plano nacional destacam-se as presenças dos presidentes e directores de antena da Rádio Universidade de Coimbra, Rádio Universitária do Algarve e Universidade FM.
FG (CP 1200)