A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar em todo o território nacional até ao dia 2 de Abril, a 2.º fase da Operação Via Livre, que tem como objectivo a fiscalização nas autoestradas e vias reservadas a veículos automóveis, a fim de combater a circulação abusiva pela via do meio e da esquerda, sem que exista tráfego nas vias da direita.
Esta fase vem na sequência de um outra que terminou este domingo e que teve como objectivo alertar os condutores para os constrangimentos e perigos provocados pela circulação indevida, tanto ao nível da segurança rodoviária como da fluidez de tráfego.
Os condutores que circulem nas vias da esquerda e do meio, que não estejam a efectuar qualquer ultrapassagem, estão sujeitos a ‘multas’ entre os 60 e os 300 euros, podendo ficar impedidos de conduzir entre 2 meses e 2 anos, além de perderem 4 pontos na carta.
De acordo com o Código da Estrada, a prática da circulação de carros pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias mais à direita, constitui uma infracção de trânsito. Além disso, “causa constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez de tráfego e potencia o cometimento de outras infrações por parte dos condutores”, sublinha a GNR.