São já conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo (OP) escolar. O ‘júri’ foi constituído pelos directores dos 13 agrupamentos escolares e os representantes das respectivas associações de estudantes, que reuniram no Centro de Recursos Educativos.
Dos 17 projectos em votação, os 6 mais votados foram os seguintes: ‘Memória Descritiva e Justificativa: Espaço Multiusos da Escola EB2/3 de Tadim’, pelo Agrupamento Trigal Santa Maria (18.850 euros); ‘Requalificação do Campo das Laranjeiras’, pelo Agrupamento Dr. Francisco Sanches (18.867 euros); ‘Laboratório de Robótica e Programação’, pelo Agrupamento André Soares (7.304 euros); ‘Remodelação da Sala de Convívio dos Alunos’, pelo Agrupamento Braga Oeste (15.065 euros); ‘Mochila guardada, Saúde cuidada’, pelo Agrupamento de Celeirós (19.850 euros) e ‘Espaços de outra aprendizagem’, pelo Agrupamento Alberto Sampaio (18.694.77 euros).
INVESTIMENTOS DE 100 MIL EUROS
“Esta é uma forma de atribuir direitos, deveres e responsabilidade à comunidade escolar na medida em que todos os agentes educativos são convidados a identificar, debater e priorizar projectos para as escolas do concelho”, referiu, Lídia Dias, vereadora da Educação.
“Este é um investimento na ordem dos cem mil euros que difunde uma Educação voltada para a cidadania, tornando os nossos alunos cidadãos a tempo inteiro e promovendo também a participação activa de toda a comunidade educativa”, refere, sublinhando que “envolver os mais jovens nas tomadas de decisão e fomentar a democracia participativa é um dos principais ensejos do OP Escolar”.
FG (CP 1200)