Na quarta edição do Festival de Órgão de Braga, que arranca esta sexta-feira, um dos convidados especiais é Juan Paradell-Solé, organista titular da capella musical pontifícia. Trata-se do organista responsável pelo acompanhamento das cerimónias presididas pelo Papa, no Vaticano, e que privou de perto com os últimos Sumo Pontífices.
O concerto tem lugar na igreja de São Marcos, também conhecida por igreja do Hospital, pelas 16 horas deste domingo. O concerto musical é antecedido por um ‘concerto’ de palavras, com início às 15 horas, onde estão em diálogo José Carlos de Miranda (UCP) e o próprio Juan Paradell-Solé, falando sobre o papel do órgão na Igreja e na cultura, uma conversa moderada por Carlos Aguiar Gomes.
O programa construído em torno do tema de umas ‘Vésperas Solenes ao Santíssimo Sacramento’ traz, pela voz do grupo Ançãble, de Coimbra, algumas peças resgatadas dos arquivos histórico do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim e da Sé de Portalegre, mas também obras de Manuel Faria, D. Pedro de Cristo e João Rodrigues Esteves.
O primeiro dia do Festival, oferece um magnífico ‘duelo musical’ onde se podem ouvir os dois grandes órgãos da Catedral a tocar em simultâneo. Os artistas convidados são João Vaz e Sérgio Silva, dois dos mais conceituados organistas portugueses, que prometem cerca de uma hora de música repleta de dinamismo onde os dois órgãos estão em constante ‘duelo’.
No sábado, na igreja de Santa Cruz a proposta é ‘Órgão e Saxofone’, com Paolo Oreni e Isabel Anjo.
A entrada em todos os concertos é gratuita, podendo toda a programação ser consultada no site oficial do festival em: www.festivalorgaobraga.com