“O programa ‘Oxigenar Braga’ é já uma marca identitária do município de Braga e irá perdurar no tempo e na vida da cidade”. A ideia foi defendida por Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara de Braga, durante a apresentação do programa, na Quinta Pedagógica.
Esta edição do ‘Oxigenar Braga’ arranca esta sexta-feira e prolonga-se até ao próximo dia, assinalando o Dia da Água e o Dia da Árvore e da Floresta, assim como a chegada da Primavera. A actividade é realizado em parceria com a Quinta Pedagógica, com as Eco-Escolas do concelho de Braga, com o Prosepe, com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental e com as Juntas e Uniões de Freguesia.
“Esta iniciativa pedagógica tem vindo a requalificar e a valorizar vários espaços, envolvendo diversas empresas, a comunidade escolar e a população em geral, com o objectivo de difundir uma maior sensibilização ambiental”, realçou o vereador, destacando o trabalho desenvolvido pelo município nesta área.
Das várias iniciativas que compõem a edição deste ano, o destaque vai para a inauguração de um parque infantil temático na Quinta Pedagógica, no dia 21 de Março. “Dos 250 parques infantis do concelho, este é o único que disponibiliza um slide. É um parque totalmente inclusivo com equipamentos para vários públicos, com especial atenção para os idosos e cidadãos com deficiência, e que vem dar continuidade à missão da Quinta Pedagógica”, explicou Altino Bessa.
Lembrando o “enorme” aumento de visitantes que o espaço tem registado ao longo dos últimos anos, o vereador alertou para o facto da Quinta Pedagógica poder a vir “sofrer de dores de crescimento ao não conseguir dar resposta a todas as solicitações”, uma vez que o espaço está a ser muito procurado. “No passado fim-de-semana, a Quinta registou um número recorde de visitantes fruto da publicidade do novo parque infantil. No total, foram mais de 800 pessoas, número nunca antes alcançado em tão poucos dias”, sublinhou Altino Bessa.
E para aumentar a oferta de actividades, o vereador adiantou que a Quinta Pedagógica irá dispor de um pequeno picadeiro, uma charrete e passará a fazer sessões de hipoterapia. “Teremos em breve um técnico especializado em equídeos, o que vai permitir disponibilizar um serviço de equitação terapêutica, aumentando assim a atractividade do espaço”, concluiu Altino Bessa.
Programa
O programa inclui um vasto leque de actividades que arrancam na tarde de amanhã no Monte Picoto, com uma acção de controlo de mimosas por parte das Eco-Escolas do concelho.
No dia 21, às 10 horas, na Quinta Pedagógica, o município procede à inauguração do parque infantil. Para este dia, entre as 10 horas e as 12h30, estão previstas visitas guiadas à Quinta, sendo necessária a inscrição através do e-mail quinta.pedagogica@cm-braga.pt. Ainda no dia 21 de Março, realiza-se a oferta de plantas à população junto à Biblioteca de Jardim dos Congregados, na Avenida Central.
Esta iniciativa prevê, igualmente, a plantação de árvores nos logradouros de escolas, IPSS’s e Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, assim como acções do Projecto Rios, com a plantação de galerias ripícolas e com a limpeza das margens de linhas de água.