A Concelhia de Braga do PAN apresentou uma proposta ao executivo para aumentar as verbas para o combate à violência doméstica, anunciou o deputado municipal, Tiago Teixeira esta quinta-feira, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A medida, que está incluída nas propostas do partido para o orçamento municipal de 2022, consiste no investimento em centros de apoio à vítima e na criação de salas de atendimento especializado de apoio às vítimas de violência doméstica e de género e abuso sexual.
Segundo Tiago Teixeira, “as respostas existentes para combater estes tipos de violência não são suficientes, quer estejamos a falar de sensibilização e educação para mudar mentalidades, quer de apoio às vítimas”.
O dirigente do Pessoas-Animais-Natureza relembra que “com a pandemia, as vítimas ficaram fechadas com os agressores e tudo indica que o número de ocorrências tenha aumentado. No entanto, ainda há muito preconceito e acima de tudo medo na denúncia. Acreditamos que a autarquia deve fazer mais em todas as frentes”.
Uma das sugestões do deputado municipal passa ainda pelo reforço do apoio a associações locais, como a Mulheres de Braga, que “tem desenvolvido um excelente trabalho de proximidade e intimidade com as vítimas e deve ser apoiada na criação de um gabinete, contratação de profissionais e na descentralização para actuar nas freguesias”.