Os líderes do PAN Braga defendeu o reforço dos meios existentes dos Bombeiros Voluntários e das políticas de bem-estar animal, nomeadamente a presença de um enfermeiro veterinário na “única” ambulância dos Bombeiros Sapadores.
Num encontro com o capitão Ferreira e segundo comandante, Pedro Dias, que visou conhecer o trabalho de proximidade da corporação, as suas dificuldades e necessidades, nomeadamente ao nível de meios e recursos, o deputado municipal, Tiago Teixeira, e o porta-voz da Distrital, Rafael Pinto, afirmam que a deslocalização dos bombeiros para as novas instalações é “uma preocupação do PAN”, já que “o edifício actual não dignifica nem potencia a actividade dos voluntários”.
“Ficámos satisfeitos ao perceber que é apenas uma questão de tempo até ao início da construção do tão desejado novo quartel, mas até lá, precisamos de reforçar os apoios”, disse o deputado municipal.
Os dirigentes do Pessoas-Animais-Natureza registaram, não só a “necessidade do reforço de meios”, mas também “a criação do cadastro da propriedade florestal como temos vindo a defender”.
“Ficou patente a clara necessidade de reforçar os meios existentes, bem como as políticas de bem-estar animal, nomeadamente a esterilização”, afirmou Tiago Teixeira.
Ainda no âmbito do socorro animal, o partido propõe que a “única ambulância animal do concelho”, sob responsabilidade dos bombeiros Sapadores, “conte sempre com a presença de um enfermeiro veterinário nas saídas”.
O representante do PAN na Assembleia Municipal, elogiou o interesse pela área do bem-estar animal, como demonstram as acções de formação realizadas e a compra de um kit de primeiros socorros para animais.
“Mas seria importante que a autarquia garantisse formações para todos os bombeiros, bem como meios adequados”, salientou.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)