O deputado municipal de Braga do PAN questionou o Executivo municipal relativamente às candidaturas municipais aos programas do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de apoio ao bem-estar animal.
Em nota ao PressMinho, Tiago Teixeira esclarece que as questões foram levantadas no seguimento do acompanhamento realizado pelo partido das políticas da área animal implementadas na cidade, neste caso relativo à campanha de prestação de serviços veterinários de assistência de animais de famílias carenciadas através dos municípios.
Segundo o deputado municipal do Pessoas-Animais-Natureza, “a verba disponível neste aviso do ICNF (6)foi uma conquista do PAN nas negociações para o Orçamento de Estado de 2023 a nível nacional e gostaríamos de ver este investimento reflectido a nível local”.
Na nota, o também porta-voz da concelhia de Braga refere que “o valor de 20 mil euros é extremamente importante para a implementação mais alargada de políticas de bem-estar animal na cidade, neste caso específico, no apoio à melhoria da prestação de serviços veterinários a animais de famílias carenciadas”.
Neste sentido, o PAN questionou o executivo sobre se foi efectuada a candidatura ao programa e também se existia um planeamento definido sobre a alocação de verbas do mesmo.
Tiago Teixeira acrescenta ainda que “especialmente numa fase em que muitas famílias estão no limite das suas capacidades financeiras, este apoio seria uma benesse muito relevante para as mesmas. Para além disso é importante esta assistência de forma a evitar também um aumento exponencial de casos de abandono animal”.
Por fim, refere que “com o trabalho do PAN, temos sentido uma maior sensibilidade para o tema animal nos últimos anos no país e também em Braga, quer na população, quer no executivo. No entanto, ainda existe um caminho a percorrer para atingir o que queremos, que é uma cidade absolutamente comprometida com o respeito pelo bem-estar animal. Por isso continuaremos, como partido responsável e democrático, empenhados na construção de pontes com os restantes actores políticos e sociais de Braga para fazer avançar medidas essenciais para as causas humanitárias, sociais, ambientais e animais da nossa querida cidade”.
Fernando Gualtieri (CP7889)