A Comissão Política Concelhia de Famalicão do PAN apresentou sugestões para o Plano Municipal da Juventude, no âmbito do período de auscultação pública, promovido pelo município e pela Casa da Juventude.
Sandra Pimenta, porta-voz concelhia do Pessoas-Animais-Pessoas, adianta que apresentou propostas no sentido de garantir “uma maior participação dos jovens na discussão das políticas locais, mas também que exista um forte reforço do investimento na reabilitação e construção de habitação pública para arrendamento acessível jovem, capaz de competir com a oferta privada”.
A promoção do empreendedorismo verde, a promoção de uma alimentação saudável, ou a questão da acessibilidade e da mobilidade suave foram alguns dos temas a que o partido apresentou sugestões
Sugeriu ainda promoção de concursos literários, design, musicais, ilustração e implementação de ideias jovens na arquitectura, assim como “o incentivo ao envolvimento jovem no desenvolvimento de projectos que promovam uma estreita relação entre escolas e CROA”.
Sandra Pimenta lamenta o Plano esqueça as questões LGBTI, que considera “um dos pontos fundamentais”.
“Lamentavelmente, uma vez mais esta comunidade foi colocada de parte”, diz, acrescentado o partido propôs quer a realização de campanhas de esclarecimento às famílias sobre as questões LGBTI, quer acções de sensibilização sobre os diversos tipos de discriminação, “na busca de prevenir e erradicar o preconceito e a violência contra crianças e jovens LGBTI”.
A responsável do PAN apela à participação na auscultação pública. “A participação em iniciativas de auscultação pública, ou de consulta pública, é de extrema relevância, especialmente porque as mesmas referem-se a assuntos que ditam a forma como o nosso concelho se organiza e a forma como as temáticas se concretizam no terreno”, afirma Sandra Pimenta, aconselhando “todas as pessoas a aproveitar as raras oportunidades que têm para participar na actividade política no concelho”.
Sobre o Plano apresento pela autarquia, Sandra Pimenta confessa ter “alguma curiosidade em saber como é que este executivo vai dar resposta a um dos objectivos a que se propôs, “aumentar o número de espaços verdes e agrícolas””.
“Considerando a destruição ambiental massiva a que temos assistido no concelho, só mesmo um acto de magia para solucionar o problema”, remata Sandra Pimenta.
Fernando Gualtieri (CP7889)