A porta-voz nacional do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, iniciou, esta quinta-feira, a sua pré-campanha eleitoral com uma visita a vários rios poluídos em Braga e em Barcelos.
A escolha de Braga para começar esta campanha está relacionada com a ambição do PAN eleger o seu primeiro deputado pelo distrito, Rafael Pinto, e, acompanhada pela distrital de Braga, Inês Sousa Real começou a visita em Barcelos, na Etar de Viatodos.
Em seguida foi visitada a ETAR de Areias de Vilar, que é considerado um “foco de poluição” do rio Cávado, e que o partido reforçou que já tinha sido sinalizado pelo PAN em 2019.
Finalizada a visita a Barcelos, a distrital do PAN seguiu para o rio Torto, em Braga, sendo que foi também realizada uma deslocação ao rio Este. Para o candidato do PAN, o distrito tem um “património natural de excelência”, mas que, apesar disso, é “quase impossível encontrar um curso de água que não tenha graves problemas de contaminação, quer sejam pela indústria, pelas Etar’s, pela pecuária ou por resíduos domésticos”.
Posto isto, o PAN assumiu como uma das suas grandes prioridades para o distrito de Braga a recuperação dos rios, de forma a “restaurar a vida, a biodiversidade e para que milhares de cidadãos possam recuperar as suas memórias de infância de nadar num rio limpo”.
Para além disso, o partido defende também o regresso dos guarda-rios, uma maior fiscalização e aplicação de sanções e ainda a remoção de “barragens e açudes obsoletos que impedem o desenvolvimento natural da biodiversidade”.
O candidato pelo PAN concluiu que a recuperação do património natural é um dos focos principais da campanha e reforçou que este “é um dos maiores problemas que atinge todos os concelhos”, destacando que o partido quer “garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações do presente e do futuro”.