Tiago Teixeira, porta-voz da concelhia do PAN de Braga, questionou a Câmara Municipal sobre as actuais condições em que os animais se encontram no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA).
“Preocupado” com as condições naquele equipamento municipal, o Pessoas-Animais-Natureza quer saber, em concreto, qual a garantia de que o CROA está a providenciar o alimento necessário aos animais assim como o seu bem-estar, “não dependendo para isso de doações externas”.
As questões surgem após o lançamento de uma campanha de uma associação animal, para angariação de alimentos e cobertores para os animais do canil.
“Não nos parece estranho que seja realizada a campanha, principalmente nesta altura do ano, mesmo porque esta tem um carácter sensibilizador e solidário. O que nos parece importante esclarecer é o facto de esta acção estar a ser promovida por uma associação para alimentar e aquecer os animais que se encontram nas instalações municipais, levantando a questão da responsabilidade e da garantia do bem-estar dos animais” afirma Tiago Teixeira.
Para o também deputado municipal, “torna-se inclusive confuso para os munícipes que não compreendem porque estão a doar bens essenciais a animais que estão sobre a responsabilidade directa do município que deveria garantir o bem-estar deles. Para além de que estas acções deveriam ser promovidas por esta mesma instituição, e não passar essa responsabilidade a outros”.
Ainda assim, o PAN congratula a iniciativa da associação que se mostrou “prontamente disponível” para esta campanha, “colocando as necessidades dos animais do CROA mais uma vez como prioridade, assim como a forte adesão obtida fruto da colaboração da sociedade bracarense, para que estes animais possam passar esta época de temperaturas mais baixas, mais confortavelmente, mesmo estando no CROA”.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)