A Comissão Política Distrital do PAN questionou a Câmara Municipal de Barcelos sobre os impactos da exploração de caulino na freguesia de Fragoso.
Em causa, afirma Rafael Pinto, está um pedido de aumento, “significativo”, da área de exploração actual, que pode “acentuar os impactos ambientais e sociais da actividade”, na freguesia de Fragoso.
O porta-voz da Distrital acrescenta que, “após ouvir os testemunhos de cidadãos que são afectados diariamente por esta actividade”, o PAN questionou a autarquia relativamente “ao seu conhecimento do projecto, sobre os seus impactos ao nível de biodiversidade, poluição atmosférica e poluição sonora”.
“Importa ainda perceber a posição destas entidades, nomeadamente se vão participar no processo de consulta pública”, salienta o responsável.
“Esta situação preocupa-nos, quer pela sua natureza, uma vez que estas actividades acarretam um risco elevado para o património natural local, quer pelos impactos no bem-estar das populações”, afirma firma Rafael Pinto.
“As entidades locais, deverão pugnar pelo cumprimento de todas as normas ambientais, incluindo após o período de exploração, é imperativo que a administração local analise o projecto de modo aprofundado, que oiça os cidadãos e considere as suas preocupações relativamente a esta matéria”, sustenta.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)