Até ao próximo domingo mais de 120 jovens oriundos de vários países do continente europeu reúnem-se em Braga para debater os desafios que a juventude europeia e mundial enfrenta na actualidade. Para José Manuel Fernandes, esta sessão do Parlamento Europeu dos Jovens constitui “uma oportunidade para os jovens assumirem e manifestarem as suas ideias, convicções e projectos no seio de uma União Europeia, que tem no emprego jovem uma das grandes prioridades”.
O eurodeputado social-democrata, que marcou presença esta sexta-feira no Mosteiro de Tibães na sessão de abertura ‘parlamentar’, reafirmou a sua “confiança no contributo do Parlamento Europeu dos Jovens para sensibilizar os diferentes povos e as diferentes gerações, contra a violência e contra a discriminação”.
Ricardo Rio, o anfitrião, afirmou que em Braga “existe um fortíssimo compromisso com a condução das políticas de juventude e temo-lo feito em articulação com as mais diversas plataformas locais e internacionais. Queremos fazer de Braga um espaço de reflexão onde os jovens possam debater o futuro e, assim, reforçar a nossa marca internacional como uma cidade intrinsecamente dinâmica e amiga da juventude”.
“Braga tem estado na linha da frente com uma clara aposta no envolvimento dos jovens na gestão do município e na capacitação das suas associações mais representativas”, vincou o presidente da autarquia, dando como exemplo “a revitalização do Conselho Municipal da Juventude, passando pelas iniciativas dirigidas ao público escolar, como o orçamento ‘Tu Decides!’”.
Rio lembrou ainda “a liderança que actualmente a cidade assume nos destinos da rede europeia de capitais da Juventude e do projecto ‘100% Youth Friendly City’ que se traduz numa parceria estratégica entre várias cidades europeias para o desenvolvimento de um processo inovador de certificação em políticas amigas da juventude”, e que tem o seu corolário a 10 de Maio, com a apresentação do relatório final, também em Braga.
A dinamização cultural e a generalização do acesso à prática desportiva, a educação para a sustentabilidade ou a implementação de projectos inter-geracionais na área da inclusão social, foram outras das iniciativas elencadas por Ricardo Rio.
Nesta 36.ª Sessão de Selecção Nacional, a quarta que se realiza na Cidade dos Arcebispos, será seleccionado o grupo de trabalho, composto por seis estudantes do ensino secundário, que representará Portugal na Sessão Internacional a realizar-se em Tbilisi, na Geórgia, no próximo mês de Novembro.