A 34.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos volta ao Parque da Cidade, já esta sexta-feira. Mais de uma centena de artesãos, 80 dos quais de Barcelos, estão representados, até 15 de Agosto, neste certame que conta com cerca de 120 stands espalhados pelas várias áreas do recinto do parque. Este certame, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada sector do artesanato e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.
A Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos tem como objectivo promover o artesanato e os artesãos, sendo o grande evento anual na área do artesanato, afirmando Barcelos como capital do artesanato e trazendo à cidade muitos milhares de pessoas, mantendo um cruzamento harmonioso com a gastronomia e os vinhos, a música popular e o folclore nacional e internacional.
Quem visitar este espaço pode, ainda, contar com muitos espectáculos musicais, onde se incluem música popular e atuações de grupos folclóricos do concelho de Barcelos e de grupos estrangeiros participantes no Festival do Rio; arruadas de bombos, espectáculos de dança, animação de rua diária entre outras actividades que, de forma ininterrupta, animarão a Mostra entre o palco principal, a praça do vinho e todo o recinto.
Os stands dedicados à valorização dos produtos da Terra e das artes e ofícios ligadas aos mesmos são algumas das novidades, onde marcam presença a ATHACA e o projecto PROVE, a Cooperativa Agrícola de Barcelos com stand para promoção da dimensão leiteira e agrícola do território e diversos stands com produtos biológico locais.
“A tradição é um dos elementos fundamentais na construção da história e da memória dos homens, religando-os às suas raízes culturais mais profundas”, afirma a organização. Os workshops com artesãos locais são um meio privilegiado de passagem de testemunho e transmissão de conhecimento, ensinando estes ofícios seculares às gerações mais novas, uma aposta e iniciativa que pretende promover e recuperar a arte de bem-fazer chapéus de palha tradicionais de Cambeses ou recriar o processo de fiação de lã desde a tosquia ou de cozedura do pão tradicional são alguns dos pontos altos do programa de animação. Bordado de crivo, tecelagem em penas, cestaria grossa, brinquedos em madeira, olaria tradicional e o figurado são algumas das matérias que serão abordadas durante este programa.
As actividades realizam-se entre as 18h30 e as 20h30 num espaço próprio definido para o efeito e os interessados devem inscrever-se para turismo@cm-barcelos.pt até às 16 horas do dia do evento.
O certame tem entrada livre e o seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 18 às 24 horas; sábados e domingos das 16 às 24 horas, e no dia 15 de Agosto, feriado, das 16 às 21 horas.