O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu esta sexta-feira, na porta de entrada de Lamas de Mouro, Melgaço, à cerimónia de apresentação do Projecto de Interesse Público para a Melhoria da Cobertura de Comunicações Electrónicas Móveis no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) que terá já este ano melhor cobertura de telemóveis e outras telecomunicações.
Uma das onze medidas que o Plano Piloto compreende a Melhoria da Cobertura da Rede Móvel e deve estar operacional em momento anterior à época de maior risco de incêndios de 2017.
O PNPG é o único no país com este estatuto de classificação, no quadro do Sistema Nacional de Áreas Classificadas. Os incêndios florestais de 2016, que afectaram o país e assolaram o PNPG na última década, desencadearam a adopção de um conjunto de iniciativas por parte do Governo, com destaque para a melhoria de instrumentos de prevenção e redução do risco de incêndios, segundo referiu a o PressMinho/O Amarense & Caderno de Terras de Bouro uma fonte do Ministério do Ambiente.
Em Outubro do ano passado surgiu o Plano-Piloto de Prevenção de Incêndios Florestais e de Valorização e Recuperação de Habitats Naturais no PNPG – Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Deste modo, o Projecto de Interesse Público para a Melhoria da Cobertura de Comunicações Electrónicas Móveis no PNPG, tem por objectivo melhorar a rede móvel de modo a reduzir ‘zonas sombra’, permitir a comunicação entre as forças de segurança e melhorar as condições de segurança dos turistas nos trilhos do parque.
Neste projecto, destaca-se o papel das câmaras municipais de Terras de Bouro, Vieira do Minho, Montalegre, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, que desde o primeiro momento se associaram a esta iniciativa. De igual modo há que realçar o empenho dos operadores de telecomunicações Meo, NOS e Vodafone, bem como da EDP Distribuição e do ICNF.
JG (CP 2015)