Os portugueses vão ter, a partir do início de 2017, um novo modelo do passaporte electrónico com outras características de segurança.
O novo passaporte português foi apresentado durante a divulgação do filme ‘A documentação de segurança e o SEF na cadeia de identidade’, divulgado durante a cerimónia dos 40 anos de existência daquele serviço de segurança.
No final da cerimónia, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, explicou aos jornalistas que “existe um projeto para introduzir um passaporte com outras características de segurança”, tendo em conta a necessidade de renovar este documento por “razões de segurança, biometria e segurança documental”.
“No início do próximo ano teremos um novo passaporte com novos requisitos de segurança, mas que não vai acarretar qualquer custo”, disse a ministra.
Constança Urbano de Sousa esclareceu que os cidadãos portugueses só adquirem os novos passaportes quando os actuais caducarem.
“Nos passaportes e segurança documental existe evolução tecnológica, os países têm que se adaptar e incorporar nos seus documentos novas características documentais que lhes garantam segurança”, adiantou, realçando que o atual passaporte eletrónico português é “um documento muito seguro”.
No entanto, sustentou que “foi introduzido há 10 anos” e, durante este período, existiu “uma evolução monumental” na tecnologia.
FG (CP1200) com JN