O Bloco de Esquerda (BE) avança para as autárquicas com o objectivo de “romper com a ideia de cidade, de concelho, de governação para os amigos”, destacou Paula Nogueira que encabeça a lista à Câmara de Braga, durante a apresentação da sua candidatura às Autárquicas de 1 de Outubro.
Depois de há quatro anos ter apoiado a candidatura independente CEM, o BE bracarense volta ao combate político em eleições autárquicas. “Em quatro anos mudaram-se os tempos, mas não se mudaram as vontades, mudaram-se os protagonistas da governação, mas não se mudou a política. Ricardo Rio, de jovem simpático, dialogante, cool, foi ficando perigosamente parecido com Mesquita Machado”, atira Paula Nogueira, apontando exemplos gestão da actual maioria.
A candidata acusa Ricardo Rio de não ter “nenhuma dúvida em trocar os terrenos destinados a um parque urbano, de que Braga precisa desesperadamente, ao Sporting de Braga, para aí construir uma Academia, o nome pomposo para designar uma fábrica de jogadores profissionais”.
O Cinema S. Geraldo é outro exemplo sublinhado pela bloquista. A câmara “abdicou da compra” do imóvel e “aprovou o projecto da Diocese para transformar aquele espaço cultural num hotel e shopping, em contraciclo com o que vemos acontecer em tantos outros concelhos do país, de onde nos chegam notícias de notáveis recuperações de espaços culturais”.
“PRESIDENTE FACEBOOK”
Paula Nogueira fixou outros aspectos em que Ricardo Rio excedeu o “velho dinossauro [Mesquita Machado]”. “No lugar de um homem circunspecto, ganhamos um Speedy Gonzalez, que não aquece a cadeira do seu gabinete, tantas são as iniciativas em que aparece e se faz fotografar e promover através de uma poderosa máquina de propaganda, que debita notícias para os jornais, publicadas a troco de dezenas de milhares de euros de publicidade, condicionando o pluralismo da nossa imprensa”.
A candidata afirma ainda que “no lugar de um homem mais distante ganhamos um ‘presidente facebook’ que, qual Narciso, afirmou em público que ‘Deus votaria em si’ e que precisou de gastar o preço de um apartamento para renovar o seu gabinete, porque este pequeno ‘rei sol’ precisa de aposentos a condizer”.
FG (CP 1200)