‘Tasco’, é assim como se chama o espaço de restauração que a Organização Regional de Braga do PCP vai instalar na Festa do Avante!, que se realiza a 7 e 8 de Setembro, no Seixal.
Esposende é o tema principal do espaço dos comunistas do distrito de Braga Elementos como o farol ou os moinhos da Apúlia embelezam o espaço regional do distrito, que destaca a intervenção dedicada do PCP, que como “no passado como no presente, os direitos e lutas dos pescadores têm uma voz permanente, sendo a reivindicação da construção da barra de Esposende e a defesa do Parque Natural do Litoral Norte”, dois exemplos da intervenção do partido.
Uma das múltiplas dimensões da Festa dos comunistas portugueses é a promoção do artesanato local e por isso, a Organização Regional de Braga apresenta peças de diversos artesãos da região, dos trabalhos em palha, passando pelos brinquedos de madeira às peças exclusivas da olaria de Barcelos. Nesta edição são apresentadas peças certificadas dos oleiros irmãos Mistério, Irmãos Baraça, Conceição Sapateiro, Júlia Cota, Manuel Macedo, António Ramalho, João Ferreira, Eduardo e Jesus Pias, Laurinda Pias, Carlos Dias, Irene Salgueiro e mais novidades de artesãos emergentes.
TASCO
No Tasco, os comunistas incluíram no menu os típicos pratinhos de rojões, bifanas à minhota, pratos de salpicão com pão e azeitonas, pataniscas, caldo verde e sopa de legumes.
Não faltam ainda os vinhos verdes de adegas cooperativas da região. Quem quiser finalizar a refeição com um doce tem à disposição Clarinhas de Fão, Charutos, Queijadinhas, Barcas do Cávado, Casadinhos, entre outros doces característicos desta região no espaço da doçaria.
O partido refere que é ainda possível adquirir a EP, Entrada Permanente, e garantir lugar nas excursões organizadas pelo PCP, com partida de vários concelhos do distrito. Inscrições e informações no Centro de Trabalho do PCP mais próximo, ou através dos contactos: 253 616 850 ou braga.pcp@gmail.com.
Fernando Gualtieri (CP 7889)