A criação de um passe inter-regional e intermodal, a construção da ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães e a requalificação da EN101 estão entre as propostas que o grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2025.
Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga, e João Baptista, membro da Assembleia Municipal de Braga e da Assembleia da CIM Cávado, adiantaram que este ‘pacote’ de propostas inclui também a construção “integral” da Variante do Cávado e a requalificação da EN103 e cruzamento com EN304.
No encontro com a imprensa, realizado à porta do Hospital de Braga, os dirigentes comunistas anunciaram levam à discussão na especialidade do OE a proposta de construção de uma nova ala de cirurgia naquela unidade de saúde.
Destacando a importância de cada uma das propostas, lembram que algumas foram aprovadas em sede de Assembleia Municipal de Braga, como é o caso da criação de um passe inter-regional e intermodal.
Vítor Rodrigues e João Baptista reiteraram a denúncia do PCP sobre os principais aspectos da proposta de OE, nomeadamente que “não resolve os problemas de quem trabalha, serve os lucros e para tapar os buracos da banca privada, para distribuir aos grupos económicos milhões de euros em Parcerias Público Privadas, dar milhões de euros de benefícios fiscais, para transferir metade do orçamento do SNS para os grupos económicos que fazem da doença negócio”.
“É uma proposta que agrava as injustiças e desigualdades”, resumem.
Fernando Gualtieri (CP 7889)