O PCP levou à Assembleia da República um Projecto de Resolução ‘Pela urgente requalificação da Estrada Nacional 103’, no troço entre Braga e Póvoa de Lanhoso e a ligação ao Gerês e Vieira do Minho. O partido pretende que a obra acautele também a ligação à futura Variante do Cávado e às auto-estradas AE3 e AE11.
Os pormenores da resolução foram apresentados esta sexta-feira, em conferência de imprensa, na conhecida ‘recta de Sequeira’, da EN103, por Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga e candidato ao Parlamento Europeu, João Baptista, membro da Assembleia Municipal de Braga, e António Nogueira, da Direcção da Organização Regional dos comunistas bracarenses.
O projecto de resolução parte do pressuposto de que aquela estrada nacional nos troços entre Braga e Póvoa de Lanhoso e a ligação ao Gerês e Vieira do Minho atingiram “os limites da sua capacidade funcional, registando índices de sinistralidade muito elevados a que correspondem graves custos económicos e sociais”.
“A saturação agora verificada pode ainda acentuar-se tendo em conta empreendimentos turísticos projectados para a região forem concretizados, incluindo um parque aquático”, é um dos primeiros argumentos referenciados no documento.
A dependência das unidades de saúde e das escolas de ensino superior, dos mais diversos serviços públicos e actividades económicas e os movimentos pendulares entre vários concelhos limítrofes de Braga justificam também o aumento de intensidade de tráfego que a ‘velha’ EN 103 já não comporta, como diariamente comprova que a usa.
A estes argumentos junta-se ainda “a crescente afirmação do Gerês como destino turístico de elevada procura”.
VARIANTE DO CÁVADO
O PCP acrescenta que “outros troços da EN 103 têm intervenções previstas ou já realizadas, mas a parte entre Braga e Vieira do Minho e ligação ao Gerês (pela EN304), continuam sem qualquer previsão de intervenção de fundo, tendo-se verificado, apenas, intervenções pontuais paliativas”.
Assim, o grupo parlamentar do PCP recomenda ao Governo que “concretize, com carácter de urgência a necessária requalificação da Estrada Nacional 103 entre Braga e Vieira do Minho (até à rotunda das Cerdeirinhas – ligação ao Gerês pela EN 304) para assegurar o nível de serviço adequado, com perfil de via rápida, dotada de separador central rígido, com variantes que assegurem o direito à mobilidade das populações, e demais características técnicas, funcionais e de segurança rodoviária”.
Os comunistas pretendem que o projecto de requalificação acautele “acesso directo à futura Variante do Cávado, privilegiando a ligação à zona do Hospital de Braga/Universidade do Minho através de ligação rodoviária que permita a conexão com a estação de Caminho de Ferro e as auto-estradas A3 e A11”.
Para Vítor Rodrigues, ao levar esta proposta à Assembleia da República, coligação PCP/PEV “está a dar um contributo importante para comprometer outras forças políticas e o Governo com a resolução desta situação”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)