A deputada do PCP na Assembleia da República, Carla Cruz, – eleita por Braga – questionou o Ministério da Agricultura e das Florestas sobre a ausência de entrega de equipamentos de proteção individual, bem como substituição de equipamentos e viaturas à Associação Florestal do Cávado.
“Há materiais de trabalho, por exemplo roçadoras com mais de 15 anos, e viaturas com mais de 18 anos, como sucede com uma das viaturas adstrita à equipa de sapadores de Vila Verde”, afirma, a propósito de uma visita de trabalho que fez à Associação.
O organismo gere cinco equipas de sapadores florestais nos concelhos de Esposende, Vila Verde, Barcelos, Terras de Bouro e mais recentemente no de Braga.
Assim, a parlamentar pergunta: “reconhece o Governo que as viaturas afetas às equipas de sapadores geridas pela Associação Florestal já ultrapassaram o tempo de vida útil? Quando serão estas viaturas substituídas?”.
“Reconhece o Governo que os equipamentos de trabalho, designadamente roçadoras têm vários anos e não têm sido substituídos nos últimos anos?”, interroga, querendo, ainda, saber “se está prevista, e para quando, a substituição destes equipamentos?”.
O requerimento questiona, ainda, o ministério sobre se o ICNF irá “pagar os dias que excedem o contrato estabelecido entre o Instituto e a Associação relativo aos dias destinados à vigilância? Quando prevê que esse pagamento seja efetuado?”.
E ainda: “Qual a calendarização para a concretização do estatuto na Resolução do Conselho de Ministros, quer ao nível da substituição, quer ao nível da aquisição de novos veículos e equipamentos?”.
Luís Moreira (CP 8078)