Pedro Abrunhosa, acompanhado como sempre pelos Comité Caviar, é o grande atractivo do programa do 21.º Aniversário da Casa das Artes de Famalicão. Já para as crianças e famílias, a proposta é o espectáculo ‘Bela e o Monstro’, da Jangada Teatro.
No dia 1 de Junho, dia do aniversário da Casa das Artes e Dia Mundial da Criança, às 10h00 e 15h00, realiza-se o espectáculo ‘Bela e o Monstro’, no palco do Grande Auditório. Nesta peça, a companhia Jangada Teatro, com dramaturgia de Filipe Gouveia e encenação de Xico Alves, oferece uma encenação cheia de cor e magia, numa história encantadora e envolvente, que promete agarrar miúdos e graúdos numa viagem que pretende reforçar os valores da família, da amizade, e da experiência do afecto.
Para os dias 3 e 4 de Junho, às 21h30, o Grande Auditório está reservado para o esperado regresso de Pedro Abrunhosa ao palco da Casa das Artes, espaço que muito bem conhece. Acompanhado pelos Comité Caviar, aguarda-se um Pedro Abrunhosa sempre igual a si, num espectáculo que promete levantar a plateia e que a fazer vibrar à semelhança dos concertos que já realizou neste palco famalicense.
MÚSICA CLÁSSICA, FADO E TEATRO
No dia 5, às 11h30, realiza-se o ‘Música para Famílias 2022’, 5.º Ciclo de Concertos Promenade, com ‘Música para cena e dança, pela Esproarte- Escola Profissional de Arte de Mirandela), sob a direcção do maestro Gustavo Delgado.
Nos dias 9, 10 e 11, às 21h30, acontece a estreia da peça ‘Aberto 24 Horas’, uma co-produção do Ensemble-Sociedade de Actores com a Casa das Artes de Famalicão. O texto é de Jacinto Lucas Pires e a encenação de Jorge Pinto.
No dia 9 de Junho, às 21h30, o café concerto acolhe mais uma edição ‘Fado no Café da Casa’, uma co-produção da Casa das Artes de Famalicão e a ACAFADO – Associação Cultural & Artística Famalicão Fado. Actuam os fadistas Joana Silva e Miguel Xavier, em duas partes, acompanhados por João Martins (Guitarra Portuguesa), João Araújo (Viola de Fado) e Filipe Fernandes (Viola baixo).
No dia 15, às 21h30, o Grande Auditório acolhe ‘Pela Mão da Música’, com Sara Braga Simões, soprano e Helena Marinho, piano.
Este projecto nasceu de um desafio lançado pela AVA Musical Editions a Sara Braga Simões e Helena Marinho: apresentar em concerto uma série de obras de compositores portugueses que nunca tinham estado disponíveis em versão impressa, e que a AVA Editions, com o apoio da Direcção-Geral das Artes, publicou recentemente.
FOLEFEST e ÀMOSTRA
A 17 e 18 de Junho, às 21h30, realiza-se no Pequeno Auditório o ‘Folefest’.
Os concertos Folefest, no âmbito do programa ‘Garantir Cultura’, têm como principal objectivo promover e divulgar o acordeão de concerto, criando um público e uma consequente fidelização a um instrumento que, nos últimos anos, tem conquistado as salas de concertos em Portugal.
Nos dias 24 e 25, às 21h30, sobe ao palco do Grande Auditório ‘Chamar a Música’ – Portugal no Festival Eurovisão da Canção, numa co-produção da ArtEduca e da Casa das Artes de Famalicão.
A ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão irá apresentar canções portuguesas que marcaram décadas de gerações e que ainda nos servem de exemplo patrimonial.
De 28 de Junho a 3 de Julho, sempre às 21h30, realiza-se o àmostra – Circo contemporâneo, uma co-produção do Instituto Nacional de Artes do Circo e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. São seis dias amostra, numa presentação do primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do INAC.