A deputada do PCP Carla Cruz questionou o ministro do Planeamento e Infaestruturas sobre a realização de obras nas EN 101 – Vila Verde, 13 – Esposende e 14 – Vila Nova de Famalicão, em sede de discussão da especialidade do Orçamento de Estado para 2017. Mas só teve resposta no caso da EN 14.
Nas respostas, segundo nota do PCP, o governante disse que vai ser realizada a obra na EN 14 quando estiverem reunidas as condições, nomeadamente o fim do estudo do impacto ambiental da travessia do Rio Ave e a nova travessia do rio, bem como a ligação das zonas industrias à A7, aspectos que não foram contemplados pelo anterior governo.
“O PCP não pode deixar de manifestar a sua preocupação quanto ao facto de, sobre as restantes estradas (101 e 13), o Governo nada ter respondido, sendo que apenas disse que estão previstos 112 milhões de euros para todo o Plano Rodoviário para o ano de 2017, sem dar quaisquer garantias relativamente àquelas obras há tanto tempo reclamadas pelas populações”, diz a Organização Regional de Braga do PCP, em nota à imprensa.
Por isso, segundo o órgão comunista, “na ausência de resposta, a deputada do PCP questionará o Governo por escrito sobre se estas obras têm cabimentação orçamental já para 2017”.
De acordo com o comunicado, na intervenção de Carla Cruz “foi salientada a necessidade da realização das intervenções naquelas vias de forma a que sejam definitivamente ultrapassados os problemas de segurança rodoviária, melhoria da circulação e facilitação da fluidez do tráfego”.