‘Mar e Reflexo’ é o tema da exposição que a artista plástica barcelense Fátima Miranda vai inaugurar no próximo sábado, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Barcelos.
Nesta exposição, tudo se joga na relação com a sua realidade mais próxima e na qual se recolhe – o mar. Essas realidades e a forma como revive o passado e o transporta para as suas obras, os ritmos cromáticos que dispõe a seu bel-prazer, funcionam para a artista como uma catarse.
A arte, que sempre fez parte do seu universo onírico, é por ela interpretada através da pintura, da escultura e do artesanato com utilização de materiais inusitados, reciclados, reaproveitados: alumínio, plástico, pinhas, folha de milho, palha e pasta de papel.
Tornaram-se famosos os seus galos forrados com tela e posteriormente pintados a óleo e acrílico, com cenas diversas, numa reinterpretação inédita e inspirada.
A terra que a viu nascer e o mar são as duas principais fontes inspiradas. Denota-se ainda no seu trabalho um esforço de pesquisa sobre as panorâmicas de Barcelos no período medieval, que a fascina e nos encanta.
O trabalho de Fátima Miranda situa-se na confluência e na interacção das contingências da experiência e da experimentação. Ambas se confundem dando a perceber como o trabalho é uma reacção vivencial e sensível às coisas e oportunidades que vão surgindo e que a artista vai, intuitivamente, seguindo.
Para a concretização no plano real das ideias que lhe fervilham numa velocidade estonteante, contribui muito a orientação do pintor e seu professor David Bastos.
Maria de Fátima da Silva Miranda, após a reforma, pôde realizar um sonho de criança: tornar-se artista.
A exposição pode ser visitada até ao dia 17 de Junho no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e, aos sábados, das 9h30 às 12h30.