A PJ deteve um homem indiciado pela prática de crimes dos crimes de associação criminosa, branqueamento e burla qualificada, pelo fenómeno conhecido por ‘Olá Mãe, Olá Pai’, e que causou um prejuízo patrimonial estimado em várias centenas de milhares de euros.
A detenção ocorreu em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria, na sequência de uma busca domiciliária no concelho de Albufeira, “onde vieram a ser apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, com recurso a tecnologia informática”.
As burlas “terão lesado um número indeterminado de vítimas, não totalmente identificado, presumindo-se na ordem das centenas”.
“Foram, ainda, apreendidos ‘wallets’ de hardware de cripto activos e vários objectos de luxo com valor de mercado muito elevado”, acrescenta.
O detido, “um cidadão estrangeiro, de 42 anos, que vivia exclusivamente desta actividade ilícita”, vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção.