Três pessoas, de nacionalidade portuguesa, foram detidas, esta terça-feira, pela PJ na sequência da desarticulação de uma organização de tráfico de estupefacientes, em cooperação com as autoridades policiais e judiciárias francesas.
Na sequência da acção policial, foram identificadas e controladas “três situações de transporte de cocaína dissimulada no casco de navios”, em França, refere a PJ em comunicado esta terça-feira.
A investigação decorre em França “desde o início de 2022” ao grupo organizado que “se dedicava reiteradamente à introdução de elevadas quantidades de cocaína provenientes da América do Centro, nomeadamente do Brasil, até ao continente europeu”.
Após a recolha de provas, a PJ identificou e deteve “três pessoas de nacionalidade portuguesa no âmbito do cumprimento de mandados de detenção europeu” e realizou “diversas diligências” que permitiram “apreender cerca de 288 quilos de cocaína”.
“No decurso do cumprimento dos mandados de busca realizados durante o dia de hoje foram apreendidos cerca de 125.000 euros”, destaca ainda a autoridade.
A investigação prossegue com o objectivo de “identificar e deter outros presumíveis autores” do crime.
Os três detidos vão ser presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa e Évora para que lhe sejam aplicadas as medidas de coacção tidas por adequadas.