A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve esta terça-feira, fora de flagrante delito, o presumível autor de vários incêndios em ecopontos, ocorridos durante os anos de 2022 e 2023, em Guimarães.
Em comunicado, a Judiciária adianta que o suspeito, de 55 anos de idade, residente no concelho, “actuando num quadro de sucessivos actos de vandalismo, por motivos fúteis e de forma intencional, durante o último ano, ateou fogo a dezenas de ecopontos existentes na cidade de Guimarães, com risco concreto de propagação a outros bens e perigo para pessoas”.
“Com tal conduta, provocou a destruição de vários ecopontos, resultando ainda danos em veículos automóveis que se encontravam estacionados próximo daqueles”, acrescenta o comunicado.
O valor dos prejuízos ascende a dezenas de milhares de euros.
As diligências realizadas pela Judiciária permitiram a recolha e consolidação de “substanciais elementos de prova”. Tais diligências conduziram à detenção do arguido, que vai ser apresentado às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção.