Só após o próximo dia 8 é que pode planear com segurança as suas merecidas ‘escapadelas’ ou ‘pontes’. É nessa data que a Assembleia da República vota a reposição dos feriados civis e religiosos que o governo de Passos Coelho e Paulo Portas retirou em 2013 do calendário. O PS, BE, PCP, Verdes querem os feriados de volta. No mesmo sentido o PSD e o CDS/PP apresentam igualmente um projecto de resolução.
Certa é a reposição dos feriados civis de 5 de Outubro (Implantação da República) e 1 de Dezembro (Restauração). Certa também parece ser a reposição dos feriados do Dia de Corpo de Deus (em Junho, em data móvel) e de Todos os Santos (1 de Novembro). No caso dos feriados religiosos, o Vaticano tem que dar o seu acordo. Recorde-se que os feriados religiosos foram retirados do calendário, “durante cinco anos”, em 2013 depois de um “acordo excepcional” entre a Santa Sé e o governo português, respondendo a uma exigência da troika. O calendário ficou, assim, reduzido a 9 feriados e uma ‘folga’ no Dia de Carnaval.
TREZE FERIADOS + CARNAVAL
Feitas as contas, no calendário de 2016 podem voltar a constar 13 feriados (civis e religiosos), mais a ‘tolerância’ de Carnaval.
Ou seja: 2016 oferece cinco feriados colados ao fim-de-semana mais uma ‘ponte’ (além do Entrudo), o que pode proporcionar mais algumas ‘escapeladas’ e dias de descanso.
Os dias 25 de Março (Sexta-Feira Santa), 25 de Abril, 10 de Junho e 15 de Agosto calham a uma segunda ou a uma sexta-feira. Três possibilidades para ‘pontes’. Com o 25 de Abril a calhar a uma segunda-feira e o 1 de Maio, a um domingo, abrem-se duas janelas para outras tantas ‘pontes’. ou uma ‘escapadela’ de uma semana.
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de Junho, é celebrado a uma sexta-feira. Mais outra ‘ponte’.
Depois é só esperar por 8 de Dezembro (Imaculada Conceição). Como calha a uma quinta-feira, mais uma ‘ponte’ em perspectiva.
Em resumo: Somando as férias, os 13 feriados (mais o Carnaval) e as ‘pontes’, os portugueses poderão descansar 138 em 366 dias, já que 2016 é ano bissexto.
Fernando Gualtieri (CP1200)