Pode haver uma jovem de nacionalidade portuguesa entre os israelitas que foram sequestrados e levados para Gaza pelo grupo palestiniano do Hamas, avança o correspondente da SIC em Israel, Henrique Cymerman.
A jovem chama-se Dorin Atias, tem 22 anos e é israelita sefardita com passaporte português. Tinha ido ao festival pela Paz, que foi invadido por forças do Hamas, no passado sábado. Depois de ter falado com os pais na sexta-feira à noite, a jovem “esfumou-se”, deixando a família em sobressalto.
O correspondente da SIC conta que a mãe da jovem procurou a filha em todos os hospitais, foi inclusive procurar o cadáver da jovem entre os mais de 250 corpos que foram encontrado no local do festival, mas não encontrou.
A família está também atenta aos vídeos partilhados pelo grupo palestiniano Hamas nas redes sociais, na esperança de encontrar qualquer sinal de que a jovem esteja viva.
Também é desconhecido o paradeiro de Shira Neuman, de 25 anos, outra jovem sefardita com passaporte português.
Tratando-se jovens com dupla nacionalidade, podem ser encaradas pelas autoridades israelitas apenas como cidadãs daquele país, descartando a nacionalidade portuguesa.
A portuguesa pode estar entre as dezenas de cidadãos sequestrados pelo grupo palestiniano do Hamas. Um grupo de israelitas estará à procura de jovens que possam ter-se escondido nos bosques que existem nos arredores do recinto do festival, perto da fronteira com Gaza.
Contactado pela SIC, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma que, até ao momento, não foi contactado pelas autoridades israelitas.