A Câmara de Barcelos promove no próximo fim de semana – sexta e sábado – o primeiro encontro ‘Poeta à Solta’, que evoca a memória de dois poetas minhotos: Guilherme de Faria e António Pedro. Valter Hugo Mãe, Chus Pato, João Vasco Rodrigues, Jaime Rocha e Miriam Reyes são dois poetas contemporâneos convidados.
Guilherme de Faria (Guimarães, 1907- 1929), viveu apenas 21 anos, mas deixou uma obra poética referencial do neo-romantismo lusitanista. Já António Pedro (1909-1966), um dos mais admiráveis criadores da história da cultura portuguesa, destacou-se na poesia, na pintura, no teatro e em tantas outras expressões estéticas, sempre com um inconformado sentido de busca.
CINCO POETAS E UM REALIZADOR
Para esta 1ª edição do encontro ‘Poeta à Solta’ foram convidados cinco poetas contemporâneos. Chus Pato, uma das vozes mais importantes da poesia galega do nosso tempo, que vive perto da fraga de Catasós, onde silenciosamente crescem os mais antigos castanheiros da Europa, e João Vasco Rodrigues, que publicou agora o seu primeiro livro de poesia, no qual pressentimos bem mais do que um rumor de promessa. Convidado também Jaime Rocha, cuja obra poética se entretece nos últimos cinquenta anos, num dos mais fascinantes universos da poesia portuguesa contemporânea
Já Miriam Reyes, poeta que tem explorado a escrita audiovisual e o recital multimédia, acaba de reunir num volume os seis livros que publicou nos últimos vinte anos.
A estes junta-se Valter Hugo Mãe, que por estes dias mudou a sua residência para Faria, Barcelos, e cuja reconhecida obra no âmbito da ficção presentifica a condição de poeta o evento celebra de dois modos: com a sua poesia e com a sua impressiva deriva pelas artes plásticas.
O ‘Poeta à Solta’ acolhe também o realizador Luís Costa, que leva a curta-metragem ‘O nosso reino’, inspirada na obra homónima de Valter Hugo Mãe.
Este encontro, promovido pela Câmara de Barcelos em parceria com o projeto editorial Officium Lectionis, com coordenação científica da Cátedra de Sophia (da Universidade Católica do Porto), realiza-se no Theatro Gil Vicente, em cujo átrio os visitantes são acolhidos pelos Poetas, conjunto escultórico de José Rodrigues que, neste ano, celebra o seu vigésimo aniversário.
PROGRAMA
A programação do 1.º encontro ‘Poeta à Solta’ decorre na sala de espectáculos do Theatro Gil Vicente, sexta-feira à noite e sábado ao longo do dia. Entretanto, na sexta-feira à noite, pelas 21h30, é inaugurada, na Galeria Municipal de Arte, a exposição antológica de pintura, desenho e colagem ‘O que é uma casa senão um parente extraordinário’, de Valter Hugo Mãe.
21 Out.| sexta-feira
15:00 | abertura
15:45 | conversa com João Vasco Rodrigues e Miriam Reyes
17:15 | conversa com Chus Pato e Jaime Rocha
18:15 | evocação da memória de Guilherme de Faria e António Pedro
18:45 | leituras
21:30 | inauguração da exposição antológica de pintura, desenho e colagem ‘O que é uma casa senão um parente extraordinário’, de Valter Hugo Mãe [Galeria Municipal de Arte]
22 Out.| sábado
15:00 | conversa com Jaime Rocha, João Vasco Rodrigues e Valter Hugo Mãe
16:30 | exibição da curta-metragem ‘O nosso reino’, de Luís Costa, inspirado na obra homónima de Valter Hugo Mãe, seguida de conversa entre o realizador e o escritor
18:00 | conversa com Chus Pato e Miriam Reyes
19:00 | leituras
19:45 | encerramento.