Os deputados do PSD eleitos por Braga querem saber se o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a quem a secretária de Estado do Turismo responde politicamente, teve conhecimento prévio das visitas que Ana Mendes Godinho fez, esta segunda-feira, ao distrito de Braga, nomeadamente aos concelhos de Terras de Bouro, Esposende, Braga e Guimarães, juntamente com deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, tendo como pano de fundo a avaliação das potencialidades turísticas da região.
“A presença daquele membro do Governo [secretária de Estado Ana Mendes Godinho], supostamente assumindo a função de acompanhante de membros de um órgão que a deveria fiscalizar na sua actividade política governativa, suscita um conjunto de dúvidas que necessitam de ser sanadas”, explica o comunicado do Grupo Parlamentar social-democrata.
Neste quadro, os deputados do PSD eleitos por Braga querem saber se o Ministro Caldeira Cabral “teve conhecimento prévio daquela participação da sua subordinada e se com ela concordou ou concorda” com a presença de Ana Mendes Godinho neste périplo, que terminou com uma conferência, em Guimarães.
“Como explica o Senhor Ministro da Economia que a Secretária de Estado do Turismo haja anunciado no passado sábado que hoje [segunda-feira] iria proceder à apresentação, no santuário de S. Bento da Porta Aberta, de um projecto turístico inovador assente no uso de um meio de transporte 100% eléctrico e o mesmo apareça agora inserido na jornada de trabalho dos deputados socialistas?”, questionam.
“Foi a Secretária de Estado que convidou os deputados do PS, e se foi porque não convidou os das demais forças partidárias? Ou os deputados do PS é que a convidaram?”, acrescentam.
Estas são algumas das questões que os deputados do PSD irão submeter por escrito ao Ministro da Economia, “esperando que a resposta seja célere e elucidativa”, conforme vinca, em comunicado, o coordenador dos deputados do PSD eleitos por Braga, Jorge Paulo Oliveira.
BARRETO DIZ QUE CONVITE FOI DOS DEPUTADOS
Esta segunda-feira, em São Bento da Porta Aberta, o coordenador dos deputados socialistas, Joaquim Barreto, disse que o convite à secretária de Estado do Turismo partiu do grupo parlamentar, que tem feito várias visitas pelo distrito, procurando abordar diversas áreas.
“Convidámos a Senhora secretária de Estado, enquanto representante do segundo órgão de soberania do Estado, para nos acompanhar, para interagir e para ser também a nossa interlocutora, em representação do Governo, junto das entidades e das populações”, explicou.