Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher Rural, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta o projecto Bem Comum, uma iniciativa colaborativa que visa potenciar a gestão dos baldios através do envolvimento das comunidades locais.
Com o objectivo de promover e criar maior valor nas actividades ligadas ao turismo rural e à natureza, o projecto foca-se na educação ambiental e na valorização da biomassa, envolvendo activamente as comunidades e destacando a importância da cooperação na gestão dos baldios para combater o despovoamento e promover a inclusão social.
O Bem Comum centra-se na gestão e valorização dos baldios – territórios comunitários geridos localmente – abrangendo freguesias do Alto Minho, Cávado, Ave e a freguesia de Cabril, no Alto Tâmega.
Com uma visão voltada para o futuro e a inovação social, o Bem Comum incorpora actividades focadas em jovens, mulheres e na aproximação entre o urbano e o rural. Através da co-criação de soluções com as comunidades, o projecto fomenta práticas sustentáveis e multifuncionais, como o ecoturismo, a valorização da biomassa e a promoção da agro-silvo-pastorícia.
“As mulheres sempre desempenharam um papel activo na agricultura, na agro-silvo-pastorícia e nas suas comunidades, embora muitas vezes esse papel não seja reconhecido. Um dos objectivos do Bem Comum é promover o empreendedorismo feminino, reafirmando a importância das mulheres na agro-silvo-pastorícia e nas comunidades de montanha”, descreve Sara Simões, docente e investigadora do IPVC.
Esta acção inclui a partilha de experiências com o projecto espanhol ‘Ganaderas en Red’ para avaliar, em conjunto com agricultoras e criadoras de gado portuguesas, o potencial de criar uma rede ibérica de mulheres na pecuária extensiva.
O Bem Comum destaca também a criação de um Geoportal, que facilitará o acesso a informações e boas práticas sobre a gestão dos baldios, visando criar um impacto duradouro e transformar este projecto num modelo de inovação social e gestão comunitária sustentável.