O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa até ao próximo dia 23 no Salão do Estudante, no Brasil, considerada maior feira internacional de educação no estrangeiro a decorrer na América Latina, e que acontece em seis cidades brasileiras, anunciou esta segunda-feira a instituição
Desde a passada sexta-feira que o IPPVC se apresenta num “formato inovador e tecnológico trazendo até à divulgação a realidade aumentada”, que permite através de um simples postal, um telemóvel e um QR Code, aceder a todo o universo do instituto minhoto.
Denominado CRIAV – Cartão de Realidade Aumentada do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, projecto foi desenvolvido por Joaquim Pereira, aluno do curso de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo. Teve coordenação dos docentes Luís Romero e Pedro Faria
A Missão Brasil é liderada pelo conselho coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). No caso particular do Politécnico de Viana, a par do Salão do Estudante, irão também ser levadas a cabo diversas reuniões paralelas de divulgação e promoção do ensino superior público que a instituição oferece.
Esta missão realiza-se nas cidades do São Paulo, Rio de Janeiro (Copacabana e Barra da Tijuca), Brasília, Salvador da Baía, Curitiba e Belo Horizonte.
A acção inclui também visitas a instituições de ensino brasileiras, actividades diplomáticas e acções de trabalho em rede. A jornada de trabalho conta com o alto patrocínio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, e a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
O Salão do Estudante atrai habitualmente milhares de estudantes do ensino médio brasileiro, equivalente ao ensino secundário português, que procuram em Portugal uma alternativa de ensino superior de qualidade. No contacto com os futuros estudantes e respectivas famílias, o Politécnico promove a sua oferta formativa – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, licenciaturas, mestrados –, para além de abordar temas como a duração dos cursos e as formas de acesso para estudantes internacionais.
A Missão Brasil conta com uma comitiva com quase uma vintena de instituições pertencentes ao CCISP.