Com novos protocolos assinados com cinco institutos federais brasileiros e a renovação de um acordo com o IF Rio de Janeiro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça a sua rede de cooperação no Brasil, durante a participação no II Seminário Luso-Brasileiro de Ensino, em Salvador da Bahia.
O IPVC participou no II Seminário Luso-Brasileiro de Ensino, na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador, Brasil, onde formalizou cinco novos acordos de cooperação com Institutos Federais – IF Amazonas, IF Acre, IF Rio Grande do Sul, IF Bahia e IF Triângulo Mineiro – e renovou o protocolo já existente com o IF Rio de Janeiro.
Estes acordos refletem a aposta do Politécnico de Viana do Castelo na internacionalização, centrados, especificamente, em potenciar programas de mobilidade, de dupla titulação, em fomentar ainda a investigação colaborativa entre docentes e impulsionar também projetos com impacto direto no desenvolvimento sustentável dos territórios.
Para o presidente do Politécnico, Carlos Rodrigues, “a presença ativa do IPVC no Brasil traduz a visão da Instituição de internacionalização com impacto nos países de língua portuguesa. Estes acordos não são apenas instrumentos formais – são pontes para a inovação, para o conhecimento partilhado e para o crescimento conjunto de instituições e territórios”.
MOBILIDADE DE ESTUDANTES
A vice-presidente do IPVC e responsável pela Internacionalização da Instituição, Ana Paula Vale, defende que estes acordos devem ser acompanhados de planos de trabalho concretos, com monitorização de resultados, como forma de garantir que estas parcerias se traduzem em ganhos efetivos para as instituições e comunidades envolvidas, entre estudantes e pessoal docente e não docente.
“Neste seminário, tivemos oportunidade de demonstrar o papel e a importância que o Politécnico de Viana do Castelo dá ao eixo estratégico da internacionalização, reforçando, precisamente, esse papel com os novos acordos assinados. A forte presença do IPVC no seminário é também um reflexo do reconhecimento que temos vindo a conquistar na Rede Federal brasileira, o que nos dá ainda mais motivação para o desenvolvimento de projetos, nomeadamente no âmbito do Erasmus, ao nível do capacity building e dos projetos Jean Monnet, linhas de financiamento que permitem a integração destes parceiros do ensino superior. Estes acordos vão muito além da formalidade: são compromissos estratégicos para promover o conhecimento, a mobilidade e a inovação nos territórios, sublinha Ana Paula Vale.
A relação de cooperação entre o Politécnico de Viana e as instituições brasileiras tem sido marcada pela implementação de iniciativas mobilidade de estudantes e docentes e de capacitação de colaboradores, como destacou Rodrigo Lemos, Coordenador-Geral de Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro, que apresentou os resultados de projetos conjuntos já em curso com o Politécnico.
O IPVC iniciou as primeiras duplas titulações, entre Graduação do Brasil e Mestrado do IPVC, em 2023, com o Instituto Federal do Maranhão, tendo depois desenvolvido trabalhos neste âmbito com o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal de Minas Gerais.
No âmbito das duplas titulações entre mestrados, em 2024, foram assinadas duas: uma com a UNESC, no Brasil, e outra com a Østfold University College, da Noruega.
“Até agora e à assinatura destes novos protocolos, tínhamos um total de sete duplas titulações, acordos que potenciam a mobilidade de estudantes e investigação conjunta ao nível da orientação das teses de mestrado e de publicações conjuntas”, acrescenta a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo.