O presidente da Câmara Municipal de Braga destacou, esta sexta-feira, na conferência ‘Cities.Youth.Future’ a “importância das políticas de juventude na construção das cidades do futuro.
Falando no encontro que reuniu em Braga as Capitais Europeias da Juventude, assinalando assim os 10 anos desde que a cidade acolheu este título, em 2012, Ricardo Rio lembrou os desafios com que os decisores políticos se deparam para o desenvolvimento de uma estratégia integrada, dando como exemplo as medidas implementadas para o concelho bracarense.
Este encontro da Rede de Capitais Europeias de Juventude conta com a presença de especialistas internacionais da área da saúde e educação, representantes das cidades, profissionais activos no desenvolvimento do ecossistema juvenil urbano e líderes de organizações de juventude europeias.
“De forma transversal e em colaboração com os agentes locais, Braga tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas áreas, replicando ainda as boas práticas a nível internacional. Não é por acaso que Braga foi Capital Ibero-Americana da Juventude, esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reactivação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projecto 100% Youth City”, referiu o autarca durante a sessão de abertura, que decorreu no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e que contou também com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente da autarquia.
Com a presença de especialistas internacionais da área da saúde e educação, representantes das cidades, profissionais activos no desenvolvimento do ecossistema juvenil urbano e líderes de organizações de juventude europeias, a conferência contou com três painéis de debates sobre ‘Saúde e Bem-Estar’, ‘Aprendizagem e Perspectivas’ e ‘Agenda e Participação’ dos jovens nas cidades europeias.
“A participação de Braga nesta Rede constitui um veículo muito importante na contínua divulgação internacional da actividade do município nesta área. Este é um projecto que vem dar continuidade à aposta consistente de Braga na criação de condições mais favoráveis aos nossos jovens nas suas diversas formas de afirmação na sociedade, como o são a educação, qualificação, emprego, lazer, deporto, cultural ou participação cívica”, acrescentou Ricardo Rio.
PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL
Este organismo realizou esta quinta-feira a sua primeira Assembleia Geral da Rede de Capitais Europeias de Juventude.
Na sessão, Ricardo Rio destacou que “a partilha de experiências com outras cidades é fundamental para a implementação de políticas de juventude”, lembrando que, nos últimos anos, Braga tem registado “uma forte participação internacional” em diversas organizações, que levam a novas parcerias com outras cidades, sejam elas capitais da juventude ou não.
A missão da Rede do Capitais Europeias da Juventude é desenvolver uma rede cooperativa e sustentável de cidades europeias que foram designadas como Capitais Europeias da Juventude pelo Fórum Europeu da Juventude, demonstrando solidariedade entre membros e parceiros e encorajando as cidades europeias a alinhar políticas de juventude.