O emblemático Solar de Vinhão, localizado no coração da zona histórica de Ponte da Barca, está a ser transformado num espaço dedicado à valorização dos vinhos e produtos regionais, uma obra de 150 mil euros.
Integrado no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, no antigo Grémio, este projecto, alia a preservação do património à promoção do enoturismo.
A autarquia diz que aquele investimento permitirá dotar o espaço de melhores condições para acolher visitantes e dinamizar a economia local.
“Após a reabilitação, o Solar de Vinhão oferecerá provas e degustações, aproximando visitantes da autenticidade dos sabores locais. Além disso, servirá de ponto de encontro entre produtores e apreciadores, destacando a riqueza da gastronomia tradicional, da doçaria e do mel”, adianta.
“Mais do que um espaço de promoção, o Solar de Vinhão será um convite a descobrir a essência da região, fortalecendo a identidade local e impulsionando o turismo sustentável. Esta aposta afirma Ponte da Barca como um destino de referência para quem procura experiências autênticas e ligadas à tradição vitivinícola do Norte de Portugal”, remata o município.