O Executivo Municipal de Ponte de Lima investiu numa solução tecnológica que permita a modernização e a constante actualização e optimização das actividades diárias das equipas do serviço de recolha de resíduos urbanos, com vista a dar a melhor resposta às necessidades de recolha e encaminhamento dos resíduos.
Em comunicado, a autarca adianta que plataforma adquirida, que integra a gestão da actividade diária das equipas de recolha e que as apoia, tanto em BackOffice, como nas operações no terreno, utiliza um software que, através da georreferenciação dos contentores dos resíduos, permite “a localização espacial em tempo real, monitorizar os tempos de recolha e, garantir que as operações de recolha são realizadas em todos os contentores, pertencentes ao circuito previamente estabelecido, em todas as freguesias do concelho”.
As equipas, para além do registo da actividade diária, podem, acrescenta a autarquia limiana, no terreno “activar ocorrências de forma a permitir um controlo eficaz e, em tempo útil, de situações que podem resultar na aplicação de coimas, permitindo uma fiscalização eficaz”, permitindo, ainda, “identificar locais/freguesias onde exista a necessidade de reforçar a recolha e/ou melhorar o circuito existente”.
RECOLHA SELECTIVA
A plataforma possibilita também, entre outras funcionalidades, a gestão das viaturas, através do registo de toda a informação relativa às mesmas e a instalação de sensores nos contentores que se encontram em locais mais isolados, permitindo aferir o nível de enchimento dos respectivos contentores e necessidade e periodicidade da recolha. No final de cada actividade diária, são gerados relatórios que permitem acompanhar a eficiência das operações realizadas.
A plataforma permite igualmente “a gestão da recolha selectiva, nomeadamente de ‘monstros’, que através de um registo diário, optimiza as rotas de recolha e gestão de equipas, proporcionando assim uma rápida resposta às solicitações efectuadas através da linha SOS Resíduos”.
Encontra-se ainda em fase de implementação a componente relacionada com a gestão da limpeza urbana. “Uma vez em funcionamento será possível a gestão das papeleiras, da varredura urbana e a consequente coordenação de equipas, viabilizando o acompanhamento das tarefas em tempo real e a aferição do nível de eficiência de todas as operações realizadas”, avança a Câmara.