Ponte de Lima acolhe o Festival de Caminhadas das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, já nos próximos dias 20 e 21, uma iniciativa que propõe a descoberta de bosques, bem como os cursos de água que acompanham as paisagens de socalcos, e animais selvagens, que tornam estes locais memoráveis e único.
Em comunicado, a Câmara limiana adianta que as diversas actividades programadas neste Festival de Caminhadas têm início no Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, em Vilar do Monte, de onde partem “à descoberta de um território de beleza ímpar com grande diversidade de trilhos e percursos”.
“A envolvente dos Socalcos e toda a beleza que se concentra neste local, são o mote perfeito para caminhar e descobrir um destino rural, onde o encontro com os animais a viver em estado semi-selvagem é uma constante”, lê-se ainda no comunicado.
Totalmente gratuito, este festival, dinamizada no âmbito PA3 – Touring Cultural – Aldeias de Portugal (Minho), conta com cinco caminhadas, com prova de produtos regionais, e workshops sobre queijo vegetal e sabonetes artesanais. Como complemento, realiza-se uma sessão de esclarecimento sobre Caminhadas em Montanha, com os temas Planeamento e análise de risco e equipamento e alimentação.