Ponte de Lima foi escolhida pelo Comité de Maratona da Federação Internacional de Canoagem para acolher o Campeonato da Europa de Maratona em 2017, que se realiza entre 30 de Junho a 2 de Julho
O potencial existente em termos de condições naturais, o rio Lima, e o investimento do Município na criação de infraestruturas e equipamentos de apoio, nomeadamente a obra de recuperação e remodelação do Açude do rio de Lima foram os argumentos que a organização teve em conta para a atribuição da competição à vila limiana.
A ampliação das instalações do Clube Náutico, às quais atribui o nome de ‘Centro Náutico Fernando Pimenta’, uma simbólica homenagem ao canoísta olímpico, atleta limiano, Fernando Pimenta, foi outro dos argumentos.
Victor Mendes, presidente da autarquia considera que “Ponte de Lima reúne as condições próprias com vista à promoção e dinamização do turismo náutico”, sublinhando “queremos que Ponte de Lima seja uma referência no panorama nacional e internacional”.
Por sua vez, a Federação Portuguesa de Canoagem afirma que “está confiante com as condições do rio Lima e da organização do Clube Náutico de Ponte de Lima e do empenho no município nesta primeira organização Internacional”.
Recorde-se que recentemente a Federação Portuguesa de Canoagem e a autarquia em colaboração com o Clube Náutico apresentaram duas candidaturas a dois mega eventos desportivos, nomeadamente a Taça do Mundo, em 2019 e o Campeonato do Mundo de Maratonas, em 2021.
FG (CP 1200)