As bacias de retenção construídas no Parque das Hortas e no Parque da Cidade de Guimarães atingiram esta quinta-feira o limite da sua capacidade devido ao aumento substancial do caudal da ribeira de Couros, avança a Rádio Santiago.
A chuva intensa que atinge a região do Minho está a fazer aumentar os caudais dos cursos de água, como acontece também no rio Este, que atravessa as cidades de Braga e Famalicão.
Aquele órgão de comunicações social vimaranense adianta que população da zona baixa da cidade está a ser alertada para a possibilidade de ocorrência de inundações, caso venha a manter-se nas próximas horas a intensa precipitação registada ao longo do dia.
A rádio explica que as duas bacias de retenção de água existentes na área envolvente à ribeira, no Parque das Hortas, continham ao fim da tarde grande quantidade de água, que era escoada pouco a pouco pelas comportas que servem de travão à possibilidade de inundações, o que antes desta intervenção uma constante na zona baixa da cidade.
A Protecção Civil Municipal está a monitorizar a situação, tanto mais que as previsões apontam para a continuação da chuva.