A International Living escolheu Portugal como um dos dez melhores países para gozar a vida de reformado em 2018. Para a revista mensal a beleza do território nacional, a segurança e o baixo nível de vida tornaram Portugal no “melhor refúgio para reformados na Europa”.
Portugal surge na sétima posição da lista da International Living, que elenca no total 25 países. A Costa Rica ocupa a primeira posição e Espanha surge em nono lugar, tornando a Península Ibérica a única presença europeia no top 10 da revista. México (2.º), Panamá (3.º), Equador (4.º), Malásia (5.º), Colômbia (6.º), Nicarágua (8.º) e Peru (10.º), completam os dez primeiros lugares do ranking.
Num breve texto de apresentação sobre Portugal, pode ler-se que “Portugal não só é seguro como também é bonito”. Aos leitores é sugerido que se comece por conhecer Lisboa, uma cidade que goza de uma “boa rede de transportes” e onde a maioria das pessoas fala inglês.
Em 2017, Portugal ocupava o décimo lugar dos 23 melhores países do mundo para os reformados, numa lista cujo objectivo é ajudar os reformados a escolherem qual o melhor destino para aproveitar a reforma, atendendo a critérios como o custo e qualidade de vida, a compra e o investimento imobiliário, os valores de arrendamento, os benefícios e descontos, os vistos de residência, a inclusão social, o entretenimento, os cuidados de saúde e o desenvolvimento do país, assim como o governo e o clima.
Fonte: Jornal Económico