Portugal é o país da União Europeia com maior número de divórcios. De acordo com um estudo revelado esta sexta-feira pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em cada 100 casamentos, 70 resultam em divórcio.
O estudo da FFMS, ‘Retrato de Portugal na Europa’, mostra que só em 2013 houve mais de 22 mil divórcios em Portugal, o que, se compararmos com 1986, em que se contabilizaram 8.400 divórcios, representa um aumento na ordem dos 62%.
A Dinamarca e o Luxemburgo completam o top 3 na lista dos países onde os casais mais se divorciam. Malta é classificada como o país que melhor cumpre os votos matrimoniais, apresentado a taxa mais baixa de divórcios na Europa.
Em relação aos casamentos, o estudo revela uma diminuição significativa nos números. Em 2015 realizaram-se 32 mil uniões formalizadas, o que representa uma queda quase para metade em comparação com as 60 mil em 1986.
Portugal aparece em quinto lugar na lista dos países europeus com mais crianças nascidas fora dos casamentos. A Bulgária lidera o ranking com quase 60% de crianças nascidas fora do casamento.
Fonte: Jornal Económico